Regularização CRM
CRM, Conselho Regional de Medicina, é quem fiscaliza e normatiza a atuação de profissionais/estabelecimentos médicos, de acordo com a Lei nº 3268 de 1957.
O cadastro obrigatório e regular no CRM garante que aquele profissional de medicina esteja em consonância com as leis vigentes em sua região. Também é uma forma de prevenir fraudes e garantir um atendimento adequado aos pacientes.
Qual a importância do CRM?
O Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão responsável pela fiscalização da atividade médica no país, exige que toda atividade médica esteja devidamente registrada perante o CRM da sua região, como o CREMESP de São Paulo.
Ficou estabelecido que tanto os consultórios médicos de profissionais autônomos que exercem atividades através de um CNPJ, quanto consultórios médicos institucionais,
aqueles instalados dentro de empresas para o atendimento de seus funcionários, devem ser registrados junto ao Conselho Regional de Medicina.
Penalidades
É importante frisar que o registro deve ser atualizado anualmente e que em situações específicas, é possível a obter um desconto de 50% na anuidade do Conselho.
Também é importante destacar que um profissional médico atuando em um ambiente não registrado, caracteriza prática ilegal da Medicina, com sanções previstas no âmbito ético-disciplinar que variam de advertência sigilosa à cassação do registro médico.
O que é preciso para realizar o registro no CRM?
A lista para realizar o cadastro CRM da sua região deve ser verificado no site da instituição, mas estão listados aqui os documentos básicos.
– Ficha cadastral (vide site do Conselho da sua região)
– Diploma original acompanhado de uma cópia simples frente e verso. Caso ainda não tenha recebido seu diploma, você deverá apresentar uma cópia da Declaração ou Certidão de colação de grau emitida pela faculdade, devendo apresentar o Diploma original dentro do prazo máximo de 120 dias após o pedido, conforme a Resolução CFM nº 2014/2013.)
– Cópia simples do RG (caso não possua RG poderá ser substituído somente pela CNH);
– Cópia simples do C.P.F.;
– Cópia simples do Título de Eleitor;
– Cópia simples da Reservista, comprovando a regularidade;
– Cópia simples de Comprovante de Residência, atual, em nome do médico e com o mesmo endereço declarado no requerimento (preferencialmente conta de Água, Luz ou Telefone);
– Cópia simples da Certidão de Casamento (se for o caso);
– 03 fotos 3×4 recentes com fundo branco.
– Recolhimento da anuidade e taxas. Este boleto deverá ser impresso no site e quitado, sendo apresentado no ato da solicitação.
Cuidar dessas burocracias necessárias para o cadastramento no CRM é de extrema importância para uma atuação médica regular, e de qualidade. Principalmente porque esse cadastro precisa ser atualizado anualmente.
Para lidar com esses processos complexos de uma forma muito mais fácil, é importante contar com um sistema de gestão eficiente. E para isso a equipe da Wintime Negócios é a mais indicada para você!
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